quarta-feira, 3 de junho de 2015

Dúvidas Temporárias

                               Dúvidas Temporárias


Todas as crianças que sofrem bullying reagem da mesma maneira?

 Algumas vítimas sofrem caladas, por motivo de vergonha de admitir que estão apanhando ou passando por situações humilhantes na escola ou, ainda, por acreditar que não lhe darão ouvidos.
 A criança que sofre bullying geralmente fica com autoestima baixa, com dificuldades de se defender, tímidas, frágeis, mas também podem se tornar agressivas e partir para agressão com outras crianças.
                    
O que leva a criança a praticar bullying?


 Muitos acreditam no mito que o bullying praticado por crianças é menos impactante. E que porque são crianças, precisam passar por isso para enfrentar as dificuldades do futuro. Os praticantes de bullying por algum motivo desejam projetar seu poder sobre alguém.
 O bullying geralmente é incentivado em casa, à criança transmite as outras a convivência de casa. Se ela é tratada com gritos, tapas e presenciam cenas de violência, ela acha que esse comportamento funciona.

 A prática do bullying pode ser pelo fato da criança querer ser mais popular, sentir-se poderosa e obter uma boa imagem de si mesmo, humilhando ou agredindo os colegas.
 Pessoas que não conseguem transformar a raiva em dialogo podem ser praticantes de bullying. 


O professor também pode ser alvo de bullying?

 Desrespeito, chacotas, apelidos, caricaturas que passam de um para o outro, e assim por diante. A direção da escola acaba sempre culpando o profissional por não impor limites aos seus alunos.



Qual o papel dos pais para prevenir o bullying?
  
 Os pais devem conversar com os filhos sobre bullying, ensinar que existem brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. Mas é necessário diferenciar brincadeiras cotidianas, piadas aceitáveis e uma agressão. 
 Incentivar os filhos a praticar esportes e outros cursos, elogios são importantes. Os pais devem ser o porto seguro.



Como a escola trabalha com as crianças que sofrem bullying e com aquelas que provocam bullying?

 Os professores devem estar sempre atentos no que acontece na sala de aula. A escola deve explicar aos professores e pais dos alunos sobre o que é o Bullying, características dos agressores e sintomas apresentados pelas vítimas. Deve fazer com que os alunos se sintam seguros para levar os problemas à direção.

 Devem observar o modo de agir de cada aluno, tratar cada aluno como uma pessoa única, conhecer as características pessoais de cada. Não devem expor um aluno a uma situação constrangedora. A escola deve promover projetos onde provoque a interação social entre os alunos e professores.

 Em caso de bullying a escola deve agir imediatamente perante essa situação. Deve inteirar os professores e funcionários sobre o que está ocorrendo. 
 Comunicar aos pais tanto da vítima quanto do agressor, oferecer apoio e ajuda emocional a vítima, conscientizar os pais do agressor os danos que o Bullying pode causar a suas vítimas.
 A escola deve ter muita paciência e compreensão com a vítima, e a diretoria deve promover uma reunião com o agressor e sua família. 
 Conscientizá-los das consequências que o Bullying pode provocar a sua vítima!




Até que ponto certas atitudes são consideradas bullying?

O bullying pode ser:

Verbal: insultos, xingamentos e apelidos pejorativos;

Moral: difamação, calúnia, disseminação de rumores;

Sexual: assédio, indução ou abuso;

Social: ignorar, isolar e excluir;

Psicológico: perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar,
Dominar, manipular, chantagear;

Físico: empurrar, chutar, bater;

Material: furtar, roubar, destruir pertences de outrem;

Virtual: depreciar, enviar mensagens intrusivas da intimidade, enviar ou adulterar fotos e dados pessoais que resultem em sofrimento ou com o intuito de criar meios de constrangimento psicológico e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário