segunda-feira, 8 de junho de 2015

Cyberbullying


                         CYBERBULLYING NA ESCOLA

O BULLYING NÃO ACONTECE SOMENTE NO ESPAÇO FÍSICO MAS TAMBÉM NO ESPAÇO VIRTUAL.


       O que é Cyberbullying:

Cyberbullying é um tipo de violência praticada contra alguém através da internet ou de outras tecnologias relacionadas.
   Praticar cyberbullying significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo desconhecidos), difamando, insultando ou atacando covardemente.

cyberbullying é mais fácil para os agressores, porque podem fazê-lo de forma anônima nas diversas redes sociais, através de e-mails ou de torpedos com conteúdos ofensivos e caluniosos.

EXEMPLOS DE CYBERBULLYING

Cyberbullying e o papel das escolas!

 Sabemos que na realidade a maioria dos pais, em especial nas comunidades rurais, ainda não aderiram à tecnologia virtual, não sabem fazer uso da internet, nem mesmo sabem as funções básicas do computador. Nesses casos, a escola, também responsável pelo bem-estar do aprendiz e pela promoção de informações atualizadas, ficará incumbida de fazer essa espécie de monitoramento.  

 Uma ideia é que os professores tenham na lista de contatos virtuais os seus alunos, assim poderão visualizar o que ocorre nas páginas em que eles gerenciam. Ainda existe o grande e inaceitável problema que é o diagnóstico que aponta grande parte dos professores como leigos nas Novas Tecnologias. Na ocorrência desse fato, deverá prevalecer o olhar acurado dos profissionais da educação. Estes deverão estar atentos aos vários sinais emitidos pelos agredidos, que mudam por completo o comportamento na sala de aula, até mesmo na relação interpessoal com os colegas. Mas não só o agredido deverá ser encontrado, também o agressor. Nesse último caso, os professores também poderão visualizar sinais por ele emitidos, caracterizados pela mudança de comportamento.  

 É sempre importante lembrar que a prevenção ainda é o melhor remédio contra qualquer “doença”.  Neste sentido, a escola deverá atuar na promoção da conscientização dos seus alunos através de palestras, debates, seminários, exposições, apresentação de notícias relacionadas ao tema e considerações sobre o produto final entre a inconsequência do agressor e as sequelas deixadas no agredido, além dos desastres causados como consequências dessas desprezíveis ações.

 Não menos importante é lembrar aos alunos que o Cyberbullying é ainda mais nocivo que o Bullying, pois sua disseminação é muito maior, sendo capaz de atingir o mundo inteiro em uma pequena fração de segundos. Além disso, após ser lançada na rede, não se terá mais controle sobre a agressão, por mais que o agressor arrependa-se ela já pode ter sido compartilhada por centenas de pessoas, que em pouco tempo se tornarão milhares, milhões, e assim por diante.  



-  http://www.infoescola.com/educacao/cyberbullying-o-papel-da-escola/
-  
http://www.significados.com.br/cyberbulliyng/



Nenhum comentário:

Postar um comentário