terça-feira, 16 de junho de 2015

Aqui Vai Uma Lista de Livros...

Estes são livros indicados por nós como estudantes de Psicologia e indicado pela Pedagoga Carolina Giannoni Camargo em seu blog.


Bullying - Mentes Perigosas na Escola
de Ana Beatriz Barbosa Silva

 Da mesma autora de Mentes Perigosas e Mentes Inquietas. Todos os dias a vida de milhares de crianças e jovens brasileiros é afetada por um fenômeno cada vez mais comum: o bullying.
 De origem inglesa, a palavra bullying corresponde a um conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica que ocorrem nas instituições de ensino. É um tipo de agressão intencional, que ridiculariza, humilha e intimida suas vítimas. Algumas crianças, por serem diferentes de seus colegas - altos ou baixos demais, gordinhos ou muito magros, tímidos, nerds, mais frágeis ou muito sensíveis -, sofrem intimidações constantes. Discriminados em sala de aula, as vítimas de bullying, na maioria das vezes, sofrem caladas frente ao comportamento de seus ofensores. E as consequências podem ser desastrosas: desde repetência e evasão escolar até o isolamento, depressão e, em casos extremos, suicídio e homicídio.


O Que Há Por Trás do Bullying
de Maria Giselda Gomes Garcia














 O Bullying é uma ação que tem que ser combatida incansavelmente, por professores, pais e responsáveis no geral de crianças de crianças e adolescentes. Todos que convivem com um menor de idade, tem sua parcela de responsabilidade na não aceitação, de uma má conduta do jovem ainda em sua formação. Este procedimento cruel, manifestado as vezes muito cedo em um jovem, deve ser observado e arrancado pela sua raiz. Para que não se desenvolva, destruindo não só aos outros, como a si próprio. 

 Todas as maneiras estudadas, e orientadas para combater- se o bullying são válidas, desde que sejam colocadas em práticas por todos, que se sintam responsáveis por um menor de idade em seus atos. A conscientização da responsabilidade de se estar formando um ser humano, para que se torne uma pessoa sensata, capaz, produtiva e boa. É mais a valiosa contribuição para obtermos uma sociedade melhor, onde todos sintam o prazer da liberdade, igualdade e fraternidade.


Brincadeiras Que Fazem Chorar
de Carolina Giannoni Camargo













 É uma obra prática que permite aos pais e professores conhecerem de forma bem completa o que é o bullying, como identificar vítimas e agressores e como ajudar os envolvidos nesta violência. Traz ainda uma reflexão sobre a educação de nossos filhos ou alunos frente ao complexo mundo em que vivemos e também sobre nosso papel, como educadores, na diminuição dos casos de bullying.


Bullying e Desrespeito - Como acabar com essa cultura na escola
de Marie-Nathalie Beaudoin e Maureen Taylor 












 Com o objetivo de discutir e apresentar alternativas para enfrentar o problema do bullying, esta obra reúne conhecimento psicológico e experiência educacional, oferecendo uma abordagem bem-sucedida para se lidar com um amplo leque de problemas comportamentais. O texto é complementado com inúmeras atividades e estratégias de fácil implementação, acompanhadas de programas apropriados para o trabalho nas escolas.


Bullying Escolar - Perguntas e Respostas
de Cleo Fante e José Augusto Pedra









 O bullying é uma das formas de violência que mais cresce no mundo e é causa de grande sofrimento. Como conseqüências, encontram-se o comprometimento da saúde emocional, da qualidade das relações interpessoais, da construção da cidadania e, principalmente, da ruptura no processo educacional, podendo ser apontado como uma das causas dos elevados índices de evasão e retenção escolar no país.


Para conferir mais livros indicados pela pedagoga, acesse este link:


Um comentário: