domingo, 24 de maio de 2015

O Bullying afetando o psicológico...

 Como afeta psicologicamente a vida da criança ou adolescente que sofre Bullying?


 Como o Bullying se trata de um distúrbio caracterizado por agressões físicas e/ou verbais repetitivas, poderá levar a vítima ao isolamento, à depressão, alterações no rendimento escolar. Deixando a vítima constrangida, assustada e com baixa autoestima. As crianças e adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir problemas de relacionamento, podendo, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

 O bullying atinge os estudantes entre 11 e 15 anos de idade. Este é o período em que a criança tenta ocupar seu espaço dentro da escola, mas nem sempre isso acontece. Com colegas mais velhos e mais agressivos, isso se torna difícil. É aí que começa a prática do bullying. 

 A vítima, normalmente, apresenta aparência mais frágil (não é uma regra, mas acontece na maioria das vezes). Já o agressor, tende a ser mais explosivo e agressivo fisicamente.
Contudo, há uma probabilidade do agressor já ter sofrido bullying, em algum momento de sua vida. Invés de combater, ele acaba se tornando mais um agressor que pratica bullying.

> Existe diferença entre o bullying praticado pelas meninas e pelos meninos?

 De modo geral sim. Pois, os meninos são mais agressivos fisicamente, portanto, eles batem, chutam, gritam, empurram.

 Já as meninas se manifestam de maneira diferente; com fofocas, sussurros, olhares, boatos, exclusões. Claro, que existe as exceções. Há muitos casos, que vimos através da mídia de meninas sofrendo agressões físicas nas escolas, por motivo fútil.

Bullying de meninos


Bullying de meninas


Há as exceções, que hoje é muito mais frequente nas escolas:

Agressões sem limites
As criança dão muitos sinais de que estão sofrendo bullying na escola. Um dos primeiros a aparecer é a falta de vontade ou a recusa de ir a escola, queda no rendimento escolar, mudanças no comportamento emocional e afetivo, tendência ao isolamento, sentimento de medo e ansiedade quando se diz respeito a escola. Não devem ser encarados como causas de bullying, especificamente, mas deve ser investigado pelos pais, sendo que a criança está com essa frequência de "sintomas".


Nenhum comentário:

Postar um comentário