domingo, 24 de maio de 2015

Bullying: Significado e Curiosidade!

  Para começarmos, iremos esclarecer o que realmente significa a palavra Bullying.

  Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. 

 No Brasil, a palavra “Bullying” é utilizada principalmente em relação aos atos agressivos entre alunos e/ou grupos de alunos nas escolas. Até pouco tempo, o que hoje reconhecemos como Bullying, era visto como fatos isolados, “briguinhas de criança”, e normalmente família e escola não tomavam atitude nenhuma a respeito.



 Curiosidade!

 Abaixo temos uma reportagem, feita no dia 09 de Abril de 2008 pela Folha de São Paulo, que se trata de um jogo de videogame, onde o bullying aparece em forma de jogo. É assustador e preocupante.

            A Justiça do Rio Grande do Sul proíbe o jogo BULLY em todo o Brasil.




 Pra quem não conhece, Bully chegou ao Brasil compatível com PlayStation 2, ­­mas já há versões para Xbox 360 e Wii.

 Em seu enredo, o jovem Jimmy Hopkins, 15 anos, é matriculado contra a sua vontade no pior internato norte-­americano e terá de se adaptar à rotina de violência.

 Há diversos grupos na escola que adoram perturbar alunos e alunas. Cabe a Jimmy jogar na mesma moeda para ganhar o respeito dos colegas. Há muito mais coisas a se fazer no jogo.

 Em relação a proibição, a promotoria se baseou num laudo da Sociedade de Psicologia do Estado. De acordo com o laudo, o game teria efeito nocivo tanto para adolescentes quanto para adultos.

 A reportagem completa, com mais detalhes se encontra neste link, basta acessar: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2008/04/390541-justica-do-rio-grande-do-sul-proibe-jogo-bully-em-todo-brasil.shtml 

Nenhum comentário:

Postar um comentário